Combate à dengue



 

Depois de muito tempo esquecida, a dengue volta a ser mencionada em todo o país, inclusive em Cachoeira de Minas, onde algumas pessoas já foram infectadas.

 

 

 

Veja na imagem abaixo alguns sintomas relacionados à doença.

 

993517e9a4af566a9d1adc307d480064

A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Veja algumas dicas para combater o mosquito e os focos de larvas.

 

 

86b4783cbd9aade19977898857e3cfbb

Até o dia 20 de março de 2015, o município de Cachoeira de Minas apresentava 29 casos notificados e 09 casos confirmados de Dengue, o que requer atenção e colaboração de toda a população cachoeirense.

O setor de Vigilância Epidemiológica do município vem realizando o seu trabalho de forma efetiva, por meio do monitoramento da situação da Dengue, bem como identificação e tratamento dos focos, que são os locais onde há presença da larva do agente transmissor da Dengue. Foi feito contrato temporário de mais um agente de endemias para auxiliar no combate ao vetor. No entanto, para o controle efetivo da doença, é necessário e fundamental a participação ativa e colaboração de toda a população, já que a única forma de controlarmos a doença é não termos locais propícios para proliferação do vetor, que é o Aedes aegypti.

Seguem abaixo os cuidados que a população precisa adotar de forma imediata para evitar a proliferação do mosquito da Dengue (Aedes aegypi):
1. Acondicionar o lixo de forma adequada;
2. Eliminar água dos vasos de plantas, substituindo-a por areia;
3. Manter bebedouro de animais limpos e trocar a água diariamente;
4. Manter as caixas de água limpas e devidamente tampadas;
5. Eliminar adequadamente os pneus e mantê-los abrigados das chuvas;
6. Manter limpas as calhas e demais possíveis depósitos de água suspensos;
7. Manter as piscinas tampadas, com algum tipo de cobertura que evite o acúmulo de água;
8. Manter os tampos de vasos sanitários e ralinhos de banheiro fechados;
9. Manter limpas bandejas de ar condicionado e geladeiras que possam acumular água;
10. Vedar com cimento os cacos de vidros nos muros que podem acumular água.

SE APRESENTAR ALGUM SINAL OU SINTOMA SUSPEITO DE DENGUE, DEVE-SE PROCURAR A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE OU ALGUM SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO!

Artigos relacionados

Deixe um comentário